NSP nas instituições de saúde

O Núcleo de Segurança do Paciente é a instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, consistindo em um componente extremamente importante na busca pela qualidade das atividades desenvolvidas nos serviços de saúde.

 

Por que instituir o Núcleo de Segurança do Paciente

O NSP deve ser instituído nos serviços de saúde com o intuito de ser uma instância responsável por apoiar a direção do serviço na condução das ações de melhoria da qualidade e da segurança do paciente.

 

Quais as suas principais atribuições

O NSP possui a atribuição de elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente das instituições de saúde. Deve atuar como articulador e incentivador dos demais departamentos e unidades do serviço de saúde que gerenciam riscos e promovem ações de qualidade.

 

O que é o módulo NSP desenvolvido pela JME Informática

A JME lançou o novo módulo do sistema de Gestão Hospitalar: O NSP – Núcleo de Segurança do Paciente.

A segurança do paciente corresponde à redução, ao mínimo aceitável, do risco de danos desnecessários, associados ao cuidado de saúde.

Compreender os fatores associados à ocorrência dos incidentes, orientando e acompanhando a elaboração de ações para redução do risco, aumentando a segurança do paciente, são alguns dos pontos principais de uma gestão do processo de segurança do paciente.

Neste sentido, esta ferramenta – o NSP, permite os registros dos eventos adversos e os controle dos encaminhamentos, tudo isto integrado ao Gerenciamento Hospitalar. Desta forma o hospital poderá ter a gestão completa de intercorrências adversas, e tomar ações preditivas para redução de riscos, além de ser um dos principais pontos de avaliação para Acreditação hospitalar.

 

Solicite mais informações sobre esta solução.