Como ter o sistema em nuvem ajuda na mobilidade?

Embora muito se fale hoje em dia em computação na nuvem, muita gente ainda tem dúvidas sobre este conceito e em relacioná-lo às principais vantagens oferecidas por quem migra para este modelo.

Desta forma, muitas instituições se questionam quais os benefícios da adoção de um sistema que não opere especificamente em um servidor físico ou que não dependa de determinadas máquinas para rodar. Neste sentido, então, há outra questão que pode não ser logo de cara assimilada à nuvem: a mobilidade. Afinal, o que uma coisa tem a ver com a outra? De que maneira esses dois termos se relacionam para trazer vantagem competitiva, agilidade e melhorias para o meu hospital?

A verdade é que as duas coisas tem tudo a ver e modificaram profundamente a forma como o cenário de TI se comporta e como o acesso às aplicações essenciais para as companhias acontecem agora! Quer saber o porquê? Eis as principais respostas:

Acesso aos dados estratégicos remotamente

Quando falamos em mobilidade, estamos nos referindo à possibilidade de utilizar seus arquivos, dados e documentos essenciais ao trabalho sem precisar estar dentro da empresa ou no escritório, por exemplo. Ou seja, estamos falando da possibilidade de ter um acesso móvel a tudo isto, que pode ser feito com o simples uso de qualquer aparelho capaz de acessar a internet e com a devida autorização e login para entrar na nuvem elegida.

Da mesma forma, em muitos casos não é preciso ficar na empresa até mais tarde, por exemplo, para resolver alguma coisa que possa ser feita pela internet em casa. Estamos falando de ter sua instituição praticamente “a partir de qualquer lugar”, como as soluções da JME em parceria com Sky.One possibilitam.

Acessando sua nuvem de negócios em outro computador, você consegue ter acesso ao mesmo ambiente online de trabalho compartilhado com outras pessoas de sua equipe, sem que necessariamente todos estejam congregados em um só local. Com isso, você, seu negócio e todo o seu grupo podem ganhar muito em tempo, qualidade e produtividade.

Aumento da disponibilidade como segurança

Recorrer a sistemas na nuvem pode ser extremamente útil justamente para garantir a disponibilidade – ou seja, assegurar que as informações estejam atualizadas, acessíveis e organizadas a quem precisar usá-las – sem colocar em risco os documentos, uma vez que podem ser devidamente protegidos por senhas ou autorizações, de acordo com cada membro de seu time, por exemplo.

Para um gestor é extremamente vantajoso por permitir principalmente o controle e maior acompanhamento e visualização dos procedimentos registrados e operados nela, ainda que ele não tenha como ficar o tempo todo na instituição de olho em tudo. Além disto, centraliza e unifica dados, o que permite que, onde estiver e precisar, possa fazer uso das informações e compartilhar mudanças e arquivos de trabalho em tempo real. A nuvem facilita o trabalho de profissionais médicos que ficam externos, precisam viajar ou se deslocar  e integra equipes, facilitando o trabalho em conjunto mesmo que estejam fisicamente separadas.

Incorpore facilmente dispositivos móveis  aos negócios

Imagine-se em uma reunião extremamente importante, da qual a decisão de muitos articuladores de seu negócio dependem para tomar novos rumos para a instituição. Se este encontro for em outro local, por exemplo, você pode facilmente compartilhar ordens, recados, novas oportunidades e orientações por meio de seu próprio smartphone, tablet ou qualquer dispositivo móvel em que tenha seu pacote de dados ligado à internet.

agilidade de informações e tomada de decisões cresce muito com isso e, estando todos integrados a este sistema, a empresa não mais precisa esperar que muitas coisas urgentes sejam feitas presencialmente. Do mesmo modo, também é possível agregar tudo em seu mobile, como documentos em diversos formatos essenciais ao negócio, bem como listas de contato e de transmissões, agendas, etc.

A mobilidade trazida pela Cloud Computing consegue se encarregar muito bem de acompanhar as necessidades das instituições de saúde por processos cada vez mais eficazes e ágeis no mercado de hoje e, dentro deste contexto, a cultura do B.Y.O.D. (Ou “traga seu próprio dispositivo”) se dissemina como a tendência que promete dinamizar e integrar cada vez mais a comunicação para negócios, na qual cada pessoa consegue estar conectada e por dentro de tudo o que ocorre de fundamental para o desempenho de seus trabalhos.

E você? Já experimentou estas facilidades? Que tal dar uma olhada completa na solução da JME na Nuvem?

Publicação da Sky.One